top of page

prosa e verso

muito do que temos a dizer

Através  daquela página

I  Suelen D'Andrade Viana 
 

AdobeStock_294315109.jpeg.jpg

Ofegante entrei no final da tarde na biblioteca da rua três. As bibliotecárias estavam ocupadas com algumas conclusões de tarefas. Em silêncio entrei, em silêncio fiquei; em um canto que me pareceu acolhedor para minha solidão e inquietude. Não fui atrás de leituras, fui atrás de estantes cheias de livros e de labirintos que dificultariam o acesso à minha existência.

 

Não queria abrir um livro e ler. Queria fechar os olhos e ver qualquer coisa que não estivesse fora de mim. Ver apenas, sem nada ouvir, sem nada tocar, as coisas de mim. Peguei um livro, encolhi-me com ele nas mãos e fechei-me em suas páginas abertas. As bibliotecárias desligaram as luzes e saíram trancando a porta.

 

Dormi. Não sei por quanto tempo, mas o suficiente para acordar sem começo e sem fim. O livro que eu havia tirado da estante e que estava em minhas mãos, vi-o sobre a pequena mesa em minha frente - fechado.

A única luz sobre mim vinha da lâmpada de segurança.

Eu estava em modo seguro. Sem ninguém por perto para me acolher com perguntas, conversas cansativas, repetitivas, fingidas de entendimento e sedentas de lágrimas.

Pensei que se eu ficasse ali quieta cairia no sono novamente e acordaria pela manhã com as bibliotecárias abrindo a porta.

Fechei com força os olhos e enfiei-me de novo dentro de mim, pelas minhas veias, pelas minhas entranhas, com ânsia de vômito. Azeda. O meu gosto de mim mesma. Um gosto triste, condicionado há anos no mesmo recipiente de vidro bonito e já envelhecido. Se eu caísse ali e me quebrasse toda, esparramando todo líquido rugoso de meu silêncio, manchando páginas inteiras com minha autoficção, talvez alcançasse algum entendimento que me acolhesse as revoltas mal ditas. Se ao menos através de uma página…

minibio_Suelen.jpeg

Sou formada em Letras e Linguística. Sou também jardineira, leitora e mãe em tempo integral. Nas horas vagas, dou aula de inglês para crianças e compartilho conversas e ideias sobre livros e sobre nós, sem pressa, no perfil @livrinho.e.tanto.

bottom of page