top of page
Se preferir leia por aqui
Nossa primeira edição reúne artigos de escritoras independentes sobre Literatura, crônicas a respeito de leituras e escritos, relatos sobre nossa forma de existir e resistir.
Nesta entrevista dada à Fernanda Baroni, Anna Claudia Ramos prova que a Literatura para crianças e jovens é uma forma de transformação, que ajuda a refletir e compreender o mundo, que tem valor estético e é lugar para temas sensíveis e conversas importantes.
A importância das crianças e dos livros na formação de um mundo vasto e encantador. A Literatura Infantil é imensa, como as crianças. Natália Fonseca nos lembra que uma pilha de livros e um colo podem ser espelho, janela, aventura, questionamento, repertório e conexão.
Nanda Guimarães encontra na escrita uma forma de se expressar, ser ouvida e se conectar. Suas crônicas do cotidiano são uma reflexão sobre si mesma e sobre o mundo, convidando o leitor a sentir e a escrever sua própria história.
A poesia é tecida com os fios das entranhas. Com a pureza da infância e a bravura da mulher que se tornou, Viviane Lucas costura sua vida, proclamando a escrita como ternura e coragem, abraçando todas as possibilidades.
Conheça esses espaços de apoio e união para mulheres escritoras. Grupos que se inspiram, se desafiam, compartilham afetos e experiências, além de amplificar as vozes e a existência feminina na escrita e no mercado editorial.
Uma oportunidade de conhecer e se encantar com o mundo de histórias de escritoras talentosas! Textos literários autorais, em que o feminino e suas singularidades são explorados pelas autoras em poesias e minicontos.
Um convite para refletirmos sobre a presença do lobo nas histórias clássicas infantis e sua simbologia nas relações sociais. Suelen Viana propõe a leitura de diferentes obras para explorar camadas e aprofundar a compreensão do tema.
Um relato inspirador de Raquel Cesário sobre a vida depois dos 40, rompendo estereótipos e celebrando a jornada e cada conquista. Um convite para reinventar-se, amar o próprio corpo, viver intensamente e levantar voo.
Graziela Honorato traz reflexões sobre o apagamento histórico das mulheres e a necessidade de resgatar suas vozes, experiências e histórias. É hora de buscar o que foi esquecido e fazer justiça à bravura das mulheres que desafiaram as expectativas.
A escrita das mulheres negras como alimento para a alma. O relato de Erica Rabbeljee é um encontro que preenche vazios, reconhece dores compartilhadas e transforma silêncios em linguagem, ação e esperança. A vida se agita, as entranhas se movem e continuamos a existir.
Maíra Ramos compartilha as alegrias e reflexões de cada etapa trilhada para trazer suas histórias à vida. Os desafios da escrita e da jornada de uma escritora em busca de sua voz e de seu caminho, olhando para o futuro, sem esquecer a criança que um dia foi.
O despertar para uma perspectiva ampla, rompendo com estereótipos: do poder das mulheres iorubanas, suas jornadas empreendedoras a reflexões sobre março de 1964. Verena Alberti nos leva para um passeio além do tempo pelos caldos culturais e histórias ocultas.
Existir não é fácil. Em sua busca por identidade e por se reinventar, Cidinha Ribeiro compartilha reflexões sobre sua aventura pessoal, descobertas, comprometimento e nossa existência no imenso macrocosmo.
Um livro pequeno que desperta grandes desdobramentos em sala de aula. Através do encontro com a história de cada aluno, Cristina Ferreira nos apresenta um livro que valoriza a memória, os afetos partilhados e os encontros que nos constituem.
Erica Montenegro de Melo mostra como o poder da palavra das mulheres cordelistas desafia o machismo e transforma a literatura. Ela nos apresenta a uma lista de escritoras talentosas, que encantam, quebram barreiras e nos convidam a voar alto!
Quando foi a última vez que você parou para observar a natureza, o céu, a terra, o mar? Você busca inspiração nas artes? Fernanda Godinho nos convida a apurar o olhar e encontrar beleza nas coisas simples da vida.
bottom of page