Colunistas
Nosso time de colunistas tem escritoras de diversos estados brasileiros e também de além-mar. Estamos fisicamente em três continentes diferentes, unidas por uma teia de palavras e o amor pela Literatura. Te convidamos a ler as entrelinhas das histórias e da vida em boa companhia.

Fernanda Baroni - Editora
Sou carioca, me formei em jornalismo quando ainda existiam máquinas de escrever. Minha relação com as histórias é um amor antigo, que alimento, de letra em letra, lendo e escrevendo desde menina. Sou também editora, escritora e estudiosa de literatura infantil. Em 2023 tirei da gaveta um sonho antigo e comecei a publicar a revista Letra Miúda, com um time incrível. Além da revista, tenho histórias espalhadas em livros infantis, juvenis e adultos. Acredito na literatura como plataforma de voo. Participo também do Coletivo Letra Miúda/ Macondo Casa Editorial e compartilho minha paixão por minicontos no perfil @nanacontos_.

Natália Fonseca - Editora
Sou a que sempre se sentiu em casa entre os livros. A que hoje é tradutora, mãe, imigrante, bebedora de café. A que fala de livros e infâncias no perfil @oquelemoshoje. A que resolveu ouvir a criança que foi e se dizer escritora, que escreveu Alto até o céu (Ed. Saíra), participou da antologia Quantas portas cabem numa porta? (Ed. Casa do Lobo). A que não consegue acreditar na sorte de editar essa revista. A que ainda faz da Literatura sua casa.

Bárbara Anaissi - Editora
Sou jornalista e especialista em formação do leitor em múltiplas linguagens. Estou no mundo dos livros desde 1993 atuando em diversas áreas. Em 2015 fundei a Macondo Casa Editorial onde, com minha sócia e um grupo de parceiros e amigos, trabalho projetos editoriais e educacionais que despertem afetos e sorrisos. Tenho textos nas coletâneas Biblioteca e ações de leitura e Quantas portas cabem numa porta?.Livros, cachorros, sol, mar, vinil, conversas e amores me ocupam por inteiro.(@barbaraanaissi / @macondocasaeditorial)

Laura Souza - Editora
Sou graduada em Comunicação Social/ Publicidade, mas iniciei minha carreira como bibliotecária e logo segui para o mercado editorial, onde atuo desde 2010. Minhas experiências nas áreas de coordenação editorial, assessoria de imprensa, marketing, eventos, redes sociais, atendimento publicitário e produção de conteúdo me levaram a várias empresas, mas só agora estou vivenciando o sonho de ter a caneta nas mãos para expressar o que me inquieta.

Cristina Ferreira
Sou professora apaixonada há 37 anos e sempre fiz da Literatura meu ponto de tecer encontros, dentro e fora da sala de aula. Sou especialista no Livro para a Infância pelA Casa Tombada, SP, e faço parte da Oficina Literária da Anna Claudia Ramos, desde 2021, quando passei também a escrever as minhas histórias! No meu perfil @crismarquesferreira eu compartilho histórias, resenhas e muito bate-papo sobre leituras. Vou adorar te receber por lá!

Erica Montenegro de Melo
Sou pedagoga, mestra em Linguagem e especialista em Literatura infantojuvenil. Escritora e consultora literária, mediadora de leitura, contadora de histórias e cordelista, vivo imersa na literatura. Pesquiso as camadas da literatura e escrevi para as infâncias em 8 livros e dezenas de folhetos de cordel. Participei de coletâneas com poemas e contos para públicos diversos. No perfil @encantodoconto discuto processos de formação de leitores
e compartilho a rotina de uma biblioteca escolar no Recife.

Erica Rabbeljee
Sou mulher preta, mãe, imigrante. Da curiosidade pelas palavras, tornei-
me Linguista. Me (re)encontro, todos os dias, na educação popular
e no trabalho com/para as infâncias. Nasci carioca, mas meu corpo há
anos é viajante. Gosto de trocar ideias sobre café, lugares e livros no
meu perfil @erica_oazo.

Fernanda Godinho
Sou mãe de 3, escritora, professora e colecionadora de museus. Nasci no Rio, mas me sinto à vontade em qualquer lugar. Sou coautora da coleção A turma da Horta Viva (Ed.Zit) e participei da antologia Quantas Portas Cabem numa Porta (Ed. Casa do Lobo). Além de Literatura, amo a natureza e todas as formas de arte. Depois que me aposentei das salas de aula, comecei a trabalhar com formação de professores e tenho dedicado ainda mais meu olhar para registrar minhas andanças no perfil @portinhola.s.

Graziela Honorato
Sou graduada em Letras e Direito, mestre em Administração Pública e procuradora da Fazenda Nacional.
Faço parte do coletivo Tributos a Elas, disseminando informações sobre as conquistas e as lutas feministas
nas áreas jurídica e de políticas públicas. Me aproximei da Literatura Infantil quando me tornei mãe da Catarina
e agora estou aprofundando meus mergulhos na Oficina Literária da escritora Anna Cláudia Ramos. No instagram sou a @honoratograzielarosal

Leila Fernanda Arruda
Gosto de saber que sou uma bordadora do pensar. Sou servidora pública e também escritora e contadora de histórias. Agora tenho me aventurado pelo mundo da ilustração. Faço parte do Coletivo Teia Literária Vozes desde a sua fundação e tenho textos nas antologias Ecos da resistência (2021), Cartas para o futuro (2022), Mulherio das Letras Portugal (2022) e Poetize (2022). Escrevo também sobre as autoras do coletivo e as teias que nos unem no perfil @teialiterariavozes.

Nanda Guimarães
Eu sou a Nanda, mulher, mãe, escriba em desenvolvimento, contadora de histórias, caçadora de estrelas, apoiadora de mulheres, entusiasta da vida e do amor, das miudezas, dos sentimentos que viram palavras. Sou a pessoa por trás do Instagram @palavraemprosa e me aventurei na coragem pra colocar na pontinha dos dedos o que pulsa aqui dentro.

Suelen d'Andrade Viana
Sou formada em Letras e Linguística. Sou também jardineira, leitora e mãe em tempo integral. Nas horas vagas, dou aula de inglês para crianças e compartilho conversas e ideias sobre livros e sobre nós, sem pressa, no perfil @livrinho.e.tanto.

Viviane Lucas
Sou psicóloga, professora e escritora.
Escrever é minha forma de interagir com o mundo, desde sempre.
Publiquei “Andarilha” (2022) e “Um lugar pra guardar imensidões” (2023), ambos de poemas, pela Lura Editorial. E “Por outros olhos” (2023), um livro para a infância, para gente pequena e grande.
Participei também das antologias: "Crônicas da Manhã" e 'Onde canta o Sabiá”, ( Lura Editorial) e Amazônia ( Selo Off Flip) e sopro minhas palavras no instagram @contosdaluanova.


