top of page

papo reto

diálogos com quem faz

Ilustradores_Prancheta 1.png

Acender um fósforo no escuro. Iluminar ou Incendiar?

 

A palavra Ilustração vem do latim "illustro"que quer dizer alumiar, dar luz, tornar claro, tornar evidente, explicar, tornar brilhante. As iluminuras dos livros medievais eram feitas pelos "iluminadores" e nada mais eram que imagens que serviam para adornar, decorar ou "abrir" o texto com suas famosas letras capitulares. Um salto na história e as ilustrações ganham novos sentidos e novos suportes, assim como quem as produz.

Hoje ilustradores são autores e contam e transformam histórias por meio da imagem. 

 

-   Coletivo Ilustradores são Autores

I  texto: Natália Fonseca I ilustrações: Coletivo Ilustradores são Autores

Em 2021, Sagatrissuinorama ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro. Um livro ilustrado. Os dois autores celebrados e vitoriosos. João Luiz Guimarães, que escreveu, e Nelson Cruz, que ilustrou.

 

Se você se interessa pelo menos um pouco por Literatura Infantil, certamente comemorou. Foi uma alegria e despertou uma fagulha de esperança de que essa forma tão única e apaixonante de contar histórias, costurando palavras e imagens, fosse finalmente receber o reconhecimento e atenção que merece.

 

Como foi que saímos desse momento para, em 2023, quem ilustra não ter sua autoria reconhecida, junto com quem escreve, na categoria de melhor livro infantil do mesmo prêmio?

(E não vamos nem falar no constrangimento de uma das indicações de melhor capa ter sido criada por IA.)

 

A reação não demorou. Um grupo formado por mais de 100 ilustradores se mobilizou criando a campanha "Ilustradores são Autores" na tentativa de, mais uma vez, relembrar que o livro ilustrado se faz com as duas linguagens artísticas - escrita e visual - e que o justo é que os dois profissionais sejam reconhecidos como autores. O tema é tão prático quanto filosófico, envolve discussões sobre o fazer artístico, sobre visibilidade, sobre questões legais e sobre pagamento de direitos autorais.

 

Como forma de se posicionarem, em novembro passado, os ilustradores divulgaram uma carta aberta em que reforçam a necessidade de reconhecimento de que não deve existir hierarquia entre os autores de texto e de imagens no livro ilustrado.

 

Aqui na Letra Miúda nós compactuamos com o movimento e ecoamos que “palavras e imagens podem se relacionar de diversas formas para contar juntas uma história e que, além da correta nomenclatura desses dois ofícios (autor do texto e autor das imagens), é preciso equilibrar o grau de importância na criação do livro, inclusive nas etapas posteriores: divulgação, catalogação e circulação da obra.”  

 

Finalista do Hans Christian Andersen Awards 2024 (além de vencedor do Jabuti de melhor livro em 2021), Nelson Cruz (@ncnelsoncruz) é um dos membros do coletivo e fala sobre como a lei o ajudou a entender e defender sua autoria: "A lei (9610) me esclareceu que, se o livro tem somente texto, ele é do escritor; se o livro tem somente ilustrações, ele é do ilustrador. Mas, se o livro tem texto e ilustrações, ele tem dois autores. Ocorre que o autor das ilustrações tem uma questão cultural pra reverter que exige tempo, paciência e diplomacia gerencial, que é o conservadorismo do mercado ter apenas o escritor como autor. É nesse ponto que, mesmo tendo falhas, a lei deve ser nosso apoio de movimentação e suporte de argumentação."

Idealizadora do grupo, a ilustradora baiana Mariamma (@ammailustra) ressalta que o coletivo é um espaço de diálogo. “Relatos sobre editoras que não pagam cessão de imagem, que não convidam o ilustrador para o lançamento, por exemplo, são frequentes no grupo. É urgente que o público leitor e os demais interessados no livro e na leitura saibam que ilustradores são autores."

Conheça os autores das ilustrações acima:

(1) @andreoliveira1989

(2) @marailustra

(3) @foiojonas

(4) @kuyillustra

(5) @schiavon.pauladanilewicz

(6) @fran.matsumoto

(7) @gabriela_gil_

(8) @flavia_bom_fim

(9) @elcerdo

(10) @tpradomacedo

(11) @lucisacoleira

(12) @yashassegawa

(13) @falta nome

(14) @sandrabeatrizlavandeira

(15) @mairachiodi

(16) @franklin_stein_

(17) @ammailustra

(18) @paula_kranz

(19) @raquel_matsushita

(20) @alanailustradora

(21) @fe.monteiro_art

(22) @agatha_kretli

(23) @garatujasdamarilia

(24) @endriugilbert

(25) @felipe.frcampos

(26) @rabiscofia

(27) @imaginosamente

(28) @_leticiagraciano_

(29) @claragavilanilustradora

(30) @alecilustra

(31) @vanessaprezoto

(32) @gafa.rte

(33) @brunalubambo

01.png

A campanha segue firme e ganhando visibilidade no mundo físico e no digital. Para apoiar e ficar por dentro, vale seguir o perfil @ilustradoressaoautores. A página é ponto de concentração dos debates e um mural para releituras que diversos artistas têm feito do símbolo original criado para o movimento – um fósforo aceso para iluminar e incendiar conversas sobre o tema.

 

A autoria da logo do movimento é de Vitor Rocha (@vitorrochae), Isa Santos (@isabelasantosart) e Suzanne Lopes (@movimento1989). Em seu rastro, dezenas de outros ilustradores, que você viu acima, vêm reacendendo a chama. Cabe a nós, profissionais do livro e comunidade leitora, não deixar o assunto apagar.

Captura de Tela 2023-11-02 às 10.33.37.png

Natália Fonseca -  Colaborou Fernanda Baroni

bottom of page