isto e aquilo
um olhar poético
Leituras e viagens: um delicioso voo
I por Viviane Lucas
Sempre que viajo, levo um livro que de alguma forma tenha algo a ver com o lugar de destino. Começo a ler antes de embarcar, como uma preparação para entrar em outros territórios.
2023 me levou a Buenos Aires, carregando na mala a poesia de Alejandra Pizarnik (Os trabalhos e as noites).
Para Salvador, fui com Jorge Amado e seus Capitães da Areia e Salvar o Fogo, do maravilhoso Itamar Vieira Junior.
Finalmente, para Nova York, Patti Smith me fez companhia nos cafés da Bedford Street e na Linha M do metrô, que deu nome ao seu livro.
A leitura é uma deliciosa viagem. Imaginamos os cenários descritos, os personagens circulando por eles, ruídos, aromas.
Por outro lado, viajar é também uma leitura. Lemos tudo, com todos os sentidos, como crianças que precisam desobedientemente tocar nas coisas para compreender melhor o que apenas os olhos não dão conta de explicar.
Viajantes são leitores, uma vez que precisam se entregar ao desconhecido, decifrar novos códigos, ainda que dentro do próprio país.
Não se trata apenas de ler e compreender um novo idioma, mas de enxergar outras formas de estar no mundo: jeitos de falar, de vestir, de expressar a espiritualidade, outros sabores e paisagens.
Viagens aumentam nosso alfabeto da vida, pois, tal como na leitura de um livro, concedemos nosso olhar ao que o autor nos apresenta. É necessário aceitar essa troca. Caminhar por outras ruas, experimentar novos temperos, acordar em outro horário, viver o incomum. Sair dos nossos pequenos casulos e explorar o imenso caleidoscópio que é o mundo e que somos nós.
Abrir as asas, alargar os horizontes, perceber as diferenças que nos constituem e, simultaneamente, ter a sensação de pertencimento a algo maior que nos une.
Viajamos e lemos em busca de sensações, espantos e encantamentos. Para isso, é preciso se arriscar a sentir a poesia da vida, esse delicioso voo.
O portão de embarque, de viagens e leituras, está bem perto, no nosso lado de dentro.
Somos nós que carimbamos o passaporte e damos o aviso: preparar para a decolagem.
Que 2024 nos leve a leituras e viagens deslumbrantes!
Os trabalhos e as noites
Alejandra Pizarnik
Ed. Relicário
Capitães da Areia
Jorge Amado
Cia das Letras
Salvar o Fogo
Itamar Vieira Junior
Ed. Todavia
Linha M
Patti Smith
Cia das Letras
Viviane Lucas
Sou psicóloga, professora e escritora. Escrever é minha forma de interagir com o mundo, desde sempre. Publiquei “Andarilha” ( 2022) e “Um lugar pra guardar imensidões” ( 2023), ambos de poemas, pela Lura Editorial. E “Por outros olhos” (2023), um livro para a infância, para gente pequena e grande. Participei também das antologias: "Crônicas da Manhã" e 'Onde canta o Sabiá”, ( Lura Editorial) e Amazônia ( Selo Off Flip) e sopro minhas palavras no instagram @cantosdaluanova.