desa fios
bordando conversas
Mediação de leituras:
construção de sentidos e partilha de afetos
I por Érica Montenegro de Mélo
Com Antonio Candido, aprendemos que a literatura é imprescindível para a formação humana. Com Yolanda Reyes, que os mediadores de leitura são aquelas pessoas que estendem pontes entre os livros e os leitores, ou seja, que criam as condições para que seja possível que um livro e um leitor se encontrem.
A imagem de um livro em uma prateleira da biblioteca provoca o desejo de folhear, ver as ilustrações, olhar a capa com o tempo de uma eternidade. Como se fosse um objeto sagrado que abre caminhos, oportuniza viagens e muda destinos. Um sacrário de desejos compartilhados, de olhares e leituras diversos, por outra ótica e outra ética.
A leitura de um livro é a partilha da palavra por meio dos afetos trocados entre quem escreveu e quem o lê, ainda que a leitura não seja diretamente realizada pela pessoa leitora, mas pela pessoa que, com sua chave, destrava as portas para aquele que irá ouvi-la ou vê-la: a mediadora. É por meio da mediação de leitura que muitas pessoas ouvem, pela primeira vez, uma boa história, ficcional ou verídica.
Não é missão simplória, essa de mediar leituras para grupos constituídos por seres humanos tão diversos. Partilhar afetos por meio dos livros e textos e histórias é, sem dúvida, uma das tarefas mais arriscadas. Não se pode prever qual porta será aberta pela narrativa ou como reagirá aquela pessoa que a ouve ou lê. Ao mesmo tempo, é através da mediação que os olhares se encontram e se contrapõem, novas jornadas são empreendidas, novos sentidos são construídos e outras oportunidades de ver são partilhadas.
Valter Hugo Mãe fala da biblioteca como uma família dos aeroportos (1) , lugar de passagem, chegada e estada, partida e viagem. Neste espaço, parafraseando Mãe, cada um é convidado a viver uma experiência pessoal e intransferível: pousar sobre um livro. E, a partir de então, incluí-lo em sua jornada de leitor. Enquanto isso, aquela pessoa que fez a mediação de leitura segue seu caminho: plantando sementes e adubando a terra para outras colheitas.
-
REYES, Yolanda. Mediadores de leitura. In: Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para alfabetizadores. Belo Horizonte: UFMG/Ceale, 2016, s/p. em: 15 jul. 2016.
-
Crônica de Valter Hugo Mãe no Jornal de Letras, 15 a 28 de maio Texto disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/paginas-literarias/artigo/2504/bibliotecas-de-valter-hugo-mae